Thursday, March 30, 2006

Bella Persona

Quem conhece a VJ Marina Person das telas da MTV, talvez não saiba que ela é uma cineasta. Além do curta-metragem “Almoço Executivo”, Marina dirigiu o documentário “Person”, exibido em grande estilo no cinema Odeon BR, na Cinelândia, Rio de Janeiro. Foi a estréia nacional da versão para cinema do documentário, dentro da mostra “É Tudo Verdade”. A TV Cultura, parceira do projeto, já havia exibido uma versão diferente, compacta.
Trata-se de um filme sobre Luis Sérgio Person, pai de Marina e cineasta consagrado no Brasil. L.S. Person dirigiu, entre outros, os elogiados “São Paulo S/A” e “O Caso dos Irmãos Naves”.
O título da produção traduz um pouco o que pode ser encontrado nela. Marina não trata apenas do cineasta Person, mas sim do pai visto pelos olhos e lembranças de suas filhas (Marina é irmã da apresentadora Domingas Person) e de sua viúva. Alternam-se momentos em que as três mulheres conversam sobre o homem, o pai e o marido que ele foi, e depoimentos de artistas e diretores que trabalharam e admiram Luis Sérgio.
Marina faz uma busca pelas origens e a carreira de Person, isentando-se da condição de filha, mas fazendo-se presente, já que seria impossível um distanciamento de um personagem tão presente em sua vida.
O documentário levou anos para ser concluído, passou por várias fases da vida da diretora, o que reforça a admiração que um profissional com uma vida tão curta deixou por onde passou. A entrevista concedida para Joana Fomm na TV Cultura é um dos pontos altos do filme, o momento onde captamos exatamente quem e como ele era.
As personalidades que passam pela tela – Ney Latorraca, Jorge Ben Jor, Eva Wilma, entre outros – também não se apresentam como apelação para ganhar credibilidade. Estão lá como fãs, amigos e colegas de trabalho. E fica claro que cada um conhecia um pedaço diferente da figura central, o que foi brilhantemente construído por Marina, em uma narrativa inteligente e despreocupada.
Um belo presente de filha para pai, de aprendiz para mestre, de cineasta para cineasta.

Informação: o documentário está previsto para ser lançado nos cinemas em 2006, quando L.S. Person completaria 70 anos

1 comment:

Anonymous said...

Phil, muito bom o seu texto: contempla exatamente o que há de melhor no filme da Marina (quanto aos problemas do filme... bem, é difícil encontrar defeito num filme tão redondo, belo e despretensioso). Achei muito boa a observação sobre a alternância entre vida pessoal e profissional. Concordo com você, a Marina fez isso muito bem. Acho especialmente bela a cena final (com toda a pieguice e clichê que ela possa ter), quando a Marina e a Domingas atravessam o túnel, caminhando sobre os trilhos até chegar ao outro lado. Abraço!!